Nesta segunda 01/05 o Google exibiu em sua home a seguinte frase: “O PL das Fake News pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil” O link direciona ao posicionamento da empresa sobre o Projeto de Lei 2630/2020, com texto assinado pelo diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda.
“Estamos muito preocupados com as consequências indesejadas para o país caso o texto atual seja aprovado sem uma discussão aprofundada”, Declarou Lacerda.
O projeto do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) prevê uma série de regras para a regulação das plataformas digitais.
Na avaliação da empresa, se virar lei, as plataformas ficariam impedidas de remover conteúdo jornalístico com afirmações falsas.
Com votação marcada para hoje 02/05 na câmera dos Deputados o PL das Fake News aparente já entrar em vigor. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flavio Dino, afirmou, nesta segunda-feira (1/5), que acionará a Secretaria Nacional do Consumidor para investigar empresas que se posicionem contra o Projeto de Lei nº 2.630/20. O chefe da pasta quer uma análise pois, segundo ele, há “possibilidade de configuração de práticas abusivas das empresas”.