Recentemente, a Igreja Batista da Lagoinha, passou por grandes mudanças e desafios sob a liderança do pastor André Valadão. A igreja viu menos ramos significativos desde que Valadão assumiu a liderança e implementou mudanças constitucionais na denominação.
O movimento começou gradativamente no ano passado, com alguns pastores se alinhando com suas comunidades, optando por se desassociar da Batista da Lagoinha e mudar a identidade de suas igrejas. Este ano, no entanto, a frequência de tais incidentes aumentou dramaticamente.
O caso mais recente aconteceu em Palmital, região metropolitana de Belo Horizonte, onde o líder religioso do local decidiu sair de Lagoinha e fundou a Igreja Batista Palmital. Como parte dessa mudança, as redes sociais da igreja, foram mudadas para o nome da nova congregação. Apesar das mudanças, muitos membros optaram por permanecer na nova igreja.
Por fim, essas mudanças causaram um grande impacto na Igreja Batista da Lagoinha, causando perdas consideráveis. Como presidente global da Igreja Lagoinha, André Valadão tem mostrado uma certa preocupação com a situação atual da igreja.