O uso mais frequente da inteligência artificial (IA) no mercado de trabalho, especialmente com o surgimento do Chat GPT, ferramenta que desempenha funções simulando a linguagem humana, criou resistência em alguns profissionais que temem que suas ocupações sejam substituídas por robôs.
A inteligência artificial está se tornando cada vez mais comum no dia a dia das empresas. À medida que a tecnologia avança e se torna mais acessível, mais empresas estão usando a IA para melhorar seus processos e serviços
Centenas de líderes da indústria de tecnologia estão pedindo uma pausa no desenvolvimento e teste da tecnologia de inteligência artificial para que os riscos possam ser devidamente estudados. Elon Musk vice-presidente da OpenAI alertou para a tecnologia avançada de AI que poderia representar “riscos profundos para a sociedade e a humanidade”
Uma carta divulgada pelo “Future of Life Institute”, na quarta-feira (29), aos desenvolvedores de IA, pede para que seja “pausado imediatamente por pelo menos 6 meses o treinamento de sistemas que são mais poderosos que o GPT-4 e cujas habilidades possam disputar com os seres humanos em qualquer área”. Segundo os responsáveis pela carta assinada AI está fora de controle e gerando risco de sobrevivência a humanidade. Entre eles esta a assinatura de Elon Musk.
Um pastor americano Johnnie Moore disse em entrevita ao ao Faithwire da CBN News os benefícios que AI pode trazer a sociedade, más alerta também sobre o que pode acontecer caso for controlada por governos mundiais sem escrúpulos.
Acho que devemos fazer uma pausa, e não tenho certeza se o público em geral realmente entende como todas as suas vidas vão mudar, e podem potencialmente mudar, por causa dessa nova tecnologia”, – disse o pastor americano Johnnie Moore em seu Twitter.
“E se a IA chegar à Coreia do Norte e decidir por sua própria inovação, que agora é a hora de fazer o que vem ameaçando fazer desde sempre? Esse é o cenário catastrófico. Esse é o apocalipse”, relacionou.
O pastor ressalta ainda sobre a importância dos líderes religiosos estarem envolvidos nesses assuntos mesmo evidentemente sendo-os excluídos sobre tal, o líder religioso acrescenta ainda uma preocupação com gerações futuras.