Em janeiro de 2023, a Assembleia Geral das Igrejas Evangélicas do Paraná (CIEADEP), presidida pelo Pastor Perci Fontoura, moveu ação judicial contra o pastor Gilberto López Fernández, atual presidente da Assembleia de Deus em Irati, com mais de 100 anos de idade.
A CIEADEP tentou excluir o pastor Gilberto Lopes de seu cargo atual, de acordo com documentos judiciais.
O pastor Isaias de Castro falou no ano de 2022, o CIEADEP solicitou o afastamento do pastor Gilberto Lopes da presidência da Igreja, devido a divergências entre ele e a Assembleia Geral. Mudanças estatutárias foram feitas para remover a associação da igreja com a convenção, e as coisas pioraram depois que o pastor Gilberto López foi afastado do cargo e um temporário nomeado pela convenção.
Em 2 de abril, alguns membros fizeram um protesto, segurando os cartazes feitos pelos fieis, convocando uma assembleia geral para substituir o presidente da igreja. No entanto, o pastor Isaias disse que apenas o pastor Gilberto Lopez pode convocar a assembleia.
O debate na Assembleia de Deus de Irati tem sido bastante discutida na mídia e nas comunidades religiosas paranaenses, e a decisão do juiz será decisiva para o futuro da Igreja e sua relação com o CIEADEP.