O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral foi condenado em 2017 á 14 anos e 2 meses de prisão por por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além disso o ex governador chegou a ser réu por mais nove ações no Rio de Janeiro.
Nesta terça 02/05 O juiz Eduardo Appio, que herdou os processos da Lava Jato no Paraná, atendeu o pedido da defesa do ex-governador do Rio. Sendo parcial na condução do caso relativo a Cabral, anula todas as decisões tomadas contra o ex-governador e entre os anulados está a condenação do réu a 14 anos de prisão dada por Moro em 2017, sendo assim tudo volta a estava zero.
Cabral está livre desde o fim do ano passado, após seis anos de prisão preventiva. Inicialmente, o ex-governador negava as acusações. Dois anos depois da prisão, Cabral decidiu confessar seus crimes.
Apesar das recentes vitórias judiciais que culminaram na liberdade do ex-governador, a defesa de Cabral tinha especial atenção a essa ação penal, cujos recursos já estavam em vias de serem analisados no STJ (Superior Tribunal de Justiça).