RESUMO:
- A polifarmácia causa tontura em idosos e confusão mental súbita, segundo especialistas ouvidos pela reportagem, e os efeitos podem simular quadros de demência.
- Polifarmácia é o uso simultâneo e contínuo de cinco ou mais medicamentos, prática comum entre idosos com doenças crônicas.
- Mais da metade dos idosos brasileiros convive com duas ou mais doenças crônicas, segundo levantamentos citados pela fonte.
- Com o envelhecimento, a função renal diminui e certas substâncias ficam mais tempo no sangue, elevando o risco de intoxicação e quedas.
O uso simultâneo e contínuo de cinco ou mais medicamentos, prática conhecida como polifarmácia, está entre os principais fatores por trás de sintomas súbitos em pessoas idosas. É nesse quadro que a polifarmácia causa tontura em idosos e confusão mental de forma repentina, situação que preocupa famílias e profissionais de saúde em todo o país.
Levantamentos do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, citados pela reportagem, apontam que mais da metade dos idosos brasileiros convive com duas ou mais doenças crônicas. Esse perfil ajuda a explicar por que a quantidade de comprimidos na rotina diária dessa faixa etária cresce de forma tão expressiva. Por isso, compreender em que situações a polifarmácia causa tontura em idosos é parte essencial do cuidado diário com essa população.
POR QUE A POLIFARMÁCIA CAUSA TONTURA EM IDOSOS?
Conforme a pessoa envelhece, o corpo passa por transformações funcionais que alteram a forma como os remédios são processados. A redução natural da função renal e o aumento da proporção de gordura corporal em relação à massa muscular fazem com que certas substâncias permaneçam ativas por mais tempo na corrente sanguínea. O resultado prático é que a polifarmácia causa tontura em idosos com mais facilidade do que em adultos jovens.
Quando os fármacos se acumulam, cresce o risco de intoxicação, de quedas e de diagnósticos equivocados. Uma tontura atribuída a uma nova doença pode ser, na verdade, efeito da combinação de tratamentos já em uso. Da mesma forma, uma confusão mental súbita pode nascer da interação entre substâncias, e não de um quadro neurológico novo no paciente idoso. Em todos esses cenários, a polifarmácia causa tontura em idosos por mecanismos que se somam ao longo do tratamento.

Especialistas observam que esses fatores tornam os idosos mais suscetíveis a reações que raramente afetam pessoas jovens. A mesma dose que é bem tolerada aos 40 anos pode provocar efeitos intensos décadas depois, porque o organismo mudou. Por isso, cada novo sintoma nessa faixa etária pede uma revisão cuidadosa de tudo o que já está sendo tomado.
O QUE DIZ A GERIATRA SOBRE SINTOMAS QUE IMITAM DEMÊNCIA?
A médica geriatra Antonieta Ozzetti, especialista em doenças neuropsiquiátricas e cuidados paliativos, afirma que essa confusão é frequente na prática clínica. Segundo ela, é muito comum na geriatria que sintomas novos sejam causados por efeitos colaterais de medicações. A declaração ajuda a entender por que a polifarmácia causa tontura em idosos pode ser confundida, em um primeiro momento, com o início de um quadro demencial.
A especialista alerta que, como os idosos são mais suscetíveis a alterações cognitivas, os efeitos das medicações podem simular quadros demenciais ou de senilidade. Na prática, um paciente pode parecer estar desenvolvendo demência quando, na realidade, reage ao acúmulo ou à combinação de substâncias prescritas para tratar outras condições de saúde já conhecidas da família.
A distinção importa porque muda completamente a conduta. Um sintoma provocado por medicamento tende a ser revisto a partir da prescrição, enquanto um quadro demencial segue outro caminho de investigação e cuidado. Por isso, a avaliação geriátrica considera o histórico completo de remédios antes de fechar qualquer conclusão sobre cognição, equilíbrio e comportamento do paciente. Sem essa revisão, fica mais difícil perceber que a polifarmácia causa tontura em idosos antes de cogitar qualquer outra hipótese diagnóstica.
QUAIS MEDICAMENTOS EXIGEM ATENÇÃO REDOBRADA NOS IDOSOS?
Entre as substâncias de uso frequente que exigem atenção redobrada, a reportagem cita anti hipertensivos, ansiolíticos, hipnóticos, antidepressivos tricíclicos, opioides e antiepilépticos. Quando combinados, esses fármacos podem provocar queda brusca de pressão arterial, alteração do ritmo cardíaco e sedação excessiva. É mais um caminho pelo qual a polifarmácia causa tontura em idosos, sonolência e perda de equilíbrio no dia a dia.
O risco cresce quando prescrições de diferentes especialistas se somam sem uma visão única do conjunto. Cada tratamento, isoladamente, pode estar correto para a sua doença. O problema aparece na combinação e no tempo prolongado de uso, sobretudo quando o paciente também se automedica ou mantém remédios antigos em casa sem revisão periódica das doses.
O tema se conecta com outros cuidados de saúde acompanhados pelo portal, como no texto sobre o que a Bíblia diz sobre ansiedade. No plano clínico, a mensagem que fica é de atenção: famílias e cuidadores devem observar mudanças súbitas de comportamento e relatar ao médico todos os medicamentos em uso, sem omitir nenhum deles.
Em resumo, a polifarmácia causa tontura em idosos não por um único remédio isolado, mas pelo conjunto de tratamentos, pelo tempo de uso e pelas mudanças naturais do envelhecimento. Reconhecer essa relação pode evitar quedas, internações e diagnósticos errados, e devolve ao idoso a chance de tratar a causa real dos sintomas, e não apenas as suas aparências.
CRÉDITOSIMAGEM E VÍDEO: Capa: mãos segurando cartela de medicamentos, foto de Shixart1985, Wikimedia Commons, licença CC BY 2.0. Meio: pessoa segurando copo de água e medicamento em casa, foto de Shixart1985, Wikimedia Commons, licença CC BY 2.0. Vídeo: publicação do Metrópoles Saúde e Ciência no Instagram incorporada no texto.FONTE: Metrópoles, publicação de 1 de novembro de 2026 sobre polifarmácia, tontura e confusão mental em idosos, consultada em 1 de novembro de 2026.NOTA: Este conteúdo pode ter contado com o auxílio de inteligência artificial e passou por revisão humana antes da publicação. Para mais detalhes, consulte nossa política de uso de inteligência artificial.
Encontrou algum erro nesta matéria? Sua mensagem ajuda nossa redação a manter tudo correto.
Veja o Hugo Gospel primeiro no Google
Toque no botão abaixo e adicione o Hugo Gospel às suas fontes preferidas. Você passa a ver nossas matérias em destaque no Google Discover e nas principais notícias.
Adicionar às Fontes PreferidasFique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo gospel e do entretenimento, siga @hugogospell no Instagram.
Seguir HUGO GOSPEL no GoogleAs mais lidas
- 1
OS 5 SOLAS DA REFORMA PROTESTANTE EXPLICADOS: ESCRITURA, GRAÇA, FÉ, CRISTO E GLÓRIA A DEUS - 2
PAPA LEÃO XIV AOS ATLETAS DIZ QUE O VERDADEIRO PRÊMIO É A VIDA ETERNA AO RECEBER EQUIPES DE BASQUETE DE VILLANOVA E NOTRE DAME EM ROMA - 3
HISTÓRIA DA ESCOLA DOMINICAL: DE GLOUCESTER EM 1780 A PETRÓPOLIS EM 1855 - 4
FUVEST COMEÇA NESTE DOMINGO COM PRIMEIRA FASE EM DOIS DIAS, 80 QUESTÕES E PROVAS PELA PRIMEIRA VEZ EM FORTALEZA PARA VAGAS NA USP - 5
DONA RUTH CELEBRA 59 ANOS EM FESTA EM FAMÍLIA EM GOIÂNIA E SOPRA AS VELINHAS COM O NETO LÉO, FILHO DE MARÍLIA MENDONÇA





